TWISTER ou MECOL
NOME CIENTÍFICO: Rattus norvegicus   
FILO: Chordata SUBFILO: Vertebrata
CLASSE: Mammalia ORDEM : Rodentia
SUB-ORDEM: Sciurognathi FAMÍLIA: Muridae
SUB- FAMÍLIA: Murinae GÊNERO: Rattus

TAMANHO: 25 - 30 cm (inclusive rabo)
PESO   APROXIMADO: 250-600 gramas
TEMPO DE VIDA: 2 a 4 anos
PERÍODO de GESTAÇÃO: 3 semanas
NÚMERO DE FILHOTES: 7 a 12 filhotes (8 a 12 ninhadas/ano)
MATURIDADE SEXUAL:
de 60 - 90 dias

www.ratinhos.com 


O Mecol ou Twister é  um roedor  da espécie Rattus norvegicus. De grande porte, pode chegar até 600 gramas e a 30 cm de comprimento. É um animal de hábitos noturnos.
Com diversos tamanhos, estes roedores são excelentes animais de estimação e de fácil manejo, muito procurados em lojas de pequenos animais.O Mecol e o
  Topolino (camundongo: espécie Mus musculus)   pertencem a  família dos Murídeos (a mesma dos ratos).
Estes animais são originários da Ásia e Oriente Médio, e provavelmente não existiam na Europa no primeiro milênio da era Cristã.
Atualmente é encontrado em todo o mundo nos locais mais hostis, porém , uma das características é que praticamente só existe na presença do homem.
São muito ágeis podem subir por paredes lisas, sendo ajudadas nestas escaladas pelo atrito com a  cauda.Nadam bem, mergulham e saltam com facilidade. Têm os sentidos bem desenvolvidos, particularmente a audição, o olfato e o paladar, a visão é regular. Escapam de gaiolas mal fechadas com grande facilidade.
Na natureza vivem em colônias onde há uma hierarquia e uma marcação de território,através da urina, num raio de 50 metros.São em geral dóceis, mas podem ser desconfiados e agressivos, devem ser manuseados com cuidado.
HABITAÇÃO:
Diferente do Topolino, o Mecol precisa de mais espaço para se sentir feliz. O ideal para sua moradia é o terrário com no mínimo 60X40 cm, de preferência alta e com escadas. Um aquário de 300 litro está excelente para um grupo de 4.
Esta é sem dúvida a melhor opção. Você não terá problemas para pegá-lo e o vidro é muito fácil de limpar e secar, e também previne que o seu pet escale para fora, e igualmente é mais difícil para outros animais entrarem. O vidro também permite uma visão excelente de seu mecol a toda hora. Também, podem ser compradas com excelentes tampas de madeira e tampas de malha para ajustar em cima e fazer a casa totalmente segura. Esta casa também lhe permite organizar os acessórios da maneira que você gosta Existem outras opções mais caras, as casas de crílico e que são vendidas para hamster. Pode ser encontrada em grandes pet shop AQUISIÇÃO 
Verifique o estado de saúde e de higiene dos animais , antes de comprá-lo. Adquira de  criadores conhecidos ou em lojas de pequenos animais.
Um animal saudável e geralmente é ativo e curioso. Atenção  para os seguintes sinais de doença: dificuldade de respiração, andar cambaleante, espirros excessivos, letargia, olhos opacos ou lacrimejantes, nariz escorrendo, feridas e diarréia.
HABITAÇÃO
O
mecol necessita de um espaço maior do que o pequeno topolino. Pode ser criado em gaiolas com bandeja no fundo ou em aquário de vidro. O fundo forrado com maravalha (lascas  finas de madeira) que é barata, devendo ser trocada ao menos uma vez por semana. O tamanho da base pelo menos 60 cm X 40 cm , mas quanto maior melhor , principalmente se forem colocados vários animais em um só alojamento. A superpopulação pode provocar agressividade e canibalismo, caso isto aconteça diminua o número de animais na gaiola. Fundo de arame não é aconselhável pois pode machucar a patinha dos ratos.
ALIMENTAÇÃO
É onívoro, mas prefere cereal em grãos.Ratos em geral são gulosos e aceitam tudo que o homem come.  O ideal é usar apenas a ração peletizada, própria para roedores, facilmente encontradas em lojas de pequenos animais, é mais pratico e mais higiênico.. Alimentam-se 15 a 20 vezes por dia. 
A água deve ser colocada em bebedouros próprios ( de bico) e não em tigelas , os primeiros são mais práticos e higiênicos.
ACESSÓRIOS:
Os acessórios também pode ser usado como dormitórios e, para benefícios da saúde, como artigos de madeira para roer e desgastar os seus dentes. Roedores gostam de escalar, assim você pode colocar escadas e outros artigos que possibilitam que ele escale. Evite acessórios de madeira que acumulam urina e são difíceis de limpar. O melhor material é o plástico (próprios para este tipo de pet).
Apesar de serem um pouco grandes, os mecol gosta da roda para brincar e, também do carro para passear. Este tipo de brinquedo é muito bom para mantê-los em forma.
Acessórios também incluem os bicos para água, que são mais higiênicos que os potes de água e também vasilhas para os alimentos.
REPRODUÇÃO
O twister, como todos os roedores em geral, são muito prolíferos. Começam a se reproduzir a partir de 3 meses de idade, com 8 a 12 gestações por ano, sendo cada ninhada com 7 a 12  filhotes, o período de gestação leva cerca de 3 semanas.A maturidade sexual é atingida aos 2 ou 3 meses de idade.
Para a procriação basta juntar um macho e uma fêmea com boas condições de saúde, material para o ninho, alojamento calmo, com espaço , água e ração.
Durante o  período da amamentação a fêmea e os filhotes devem ser colocados em local calmo e a salvo dos olhares curiosos, separados dos outros animais. Não se deve mexer na gaiola, ou a fêmea poderá abandonar os filhotes, e até mesmo devorá-los. Verifique se há bastante comida e água, mas não limpe o alojamento nesta fase.

Em caso de doenças ou outros problemas, procure um veterinário que atenda a animais exóticos, ou fale conosco e tentaremos solucionar a sua dúvida.    RATINHOS@GLOBO.COM

Equipe:
www.ratinhos.com
www.ratinhos.tk